Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Rhynchocyclidae
 Berlepsch, 1907
Subfamília: Todirostrinae
 Tello, Moyle, Marchese & Cracraft, 2009
Espécie: T. chrysocrotaphum

Nome Científico

Todirostrum chrysocrotaphum
Strickland, 1850

Nome em Inglês

Yellow-browed Tody-Flycatcher


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Ferreirinho-de-sobrancelha

O ferreirinho-de-sobrancelha é uma passeriforme da família Rhynchocyclidae, sendo da subfamília Todirostrinae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) todus = pequeno pássaro mencionado por Platão e Festus, não devidamente identificado mas associado a um pintarroxo, ou referente ao gênero Todus (Brisson, 1760), (pela forma do bico); e do (grego) khrusus = dourado; e krotaphos = têmporas, os lados da cabeça. ⇒ Pequeno pássaro com as têmporas douradas.

Características

Mede 9 centímetros de comprimento e pesa cerca de 7 gramas. As cores dominantes da plumagem desta ave são preto, amarelo e verde. Em todas as subespécies, a coroa e os lados da cabeça são pretos, com uma ampla sobrancelha pós-ocular amarela que origina logo atrás do olho e segue em direção a nuca. O manto e uropígio são verde-oliva. As asas são pretas e apresentam duas barras alares amarelas e suas rêmiges também são marginadas de amarelo. A cauda é preta. O peito, ventre e crisso são de coloração amarelo brilhante; em algumas subespécies, loro e a garganta são brancos e em outras a lateral da garganta se apresenta com fortes estrias pretas. A íris é marrom escuro, o bico é preto. Tarsos e pés são cinza escuro, quase pretos.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Apresenta cinco subespécies:

Alimentação

Alimenta-se de insetos.

Reprodução

O ninho é uma estrutura globular pingente, situada entre 4 e 35 metros do solo (Hilty e Brown 1986, Greeney et al., 2004). Ambos os sexos contribuem para a construção do ninho (Greeney et al., 2004). A incubação é aparentemente feita por ambos os pais. As dimensões do ovo são: 15-16 mm. x 11-12 mm.
Dois ninhos no Equador foram localizados na mesma árvore, e ambos a uma distância de um metro de um ninho de vespas-do-papel (Vespidae) (Greeney et al., 2004).

Hábitos

É comum nas copas de matas de terra firme e de várzea, aparecendo mais nas bordas que no seu interior.

Distribuição Geográfica

Ferreirinho localmente comum no oeste e a parte sul da Amazônia, abaixo dos rios Negro e Amazonas, com registros no Amazonas, Rondônia, Acre e Pará. É substituto geográfico de ferreirinho-pintado(Todirostrum pictum)de ocorrência nas demais áreas, ao norte dos rios Negro e Amazonas.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos